sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sobre o Livro: Como eu era antes de você - Jojo Moyes (Resenha)


Olá, pessoas, olha eu aqui novamente! Dessa vez para falar um pouco sobre esse tocante livro. Vamos lá? 



Sabe aquele livro que você bate o olho e já sabe que ele vai te fazer chorar? "Como eu era antes de você" é desse tipo. 

Esse livro nos mostra como a vida de Louisa vai se desenrolar após a perda de seu emprego  num café, seu único emprego até então. Quando Louisa perde esse emprego sua família está passando por problemas críticos economicamente falando, então ela se vê obrigada a correr atrás de outro trabalho. Depois de algum tempo ela é aceita em um, o qual paga muito bem e que não requer muito esforço (aparentemente). Esse emprego dos "sonhos" é o de cuidadora de um homem (Will) que está para lá dos 30 anos o qual, ao ser atropelado por uma moto,  torna-se tetraplégico, esse acidente põe fim uma carreira de sucesso e uma vida agitada e cheia de emoções que Will levava. 

A partir dessa aproximação  com Wiil, Lou vai amadurecendo progressivamente no livro, deixa um pouco de ser a "menina" (apesar dos 26 anos) destrambelhada, meio maluca e sem foco, e passa a se revelar uma mulher que sabe o que quer, que não se deixa dominar e nem submeter as ideias e conceitos dos outros. Lou, com o progresso da história começa a se questionar sobre sua vida, suas escolhas (e não escolhas), seus relacionamentos e seu futuro.  
Em contrapartida, Will também é fortemente atingindo pelo tsunami Louisa. Aquela mulher que se veste estranhamente, fala o que vem na cabeça e, simplesmente, não consegue esconder o que pensa começa a mostrar a Will que ele pode sim voltar a sorrir. 

É muito bom quando um romance não é aquele negócio pegajoso e cheio de mimimi, mas quando é algo tão emocional quanto racional. Igualmente bom é quando esse amor não se prende tanto aos aspectos físicos. Porém, acredito que forte desse livro é que ele nos faz pensar o que de fato significa  amar. 
O amor é algo que prende? Será que pode ser algo que nos completa?  Que nos transforma? Que nos faz crescer? E, se assim for, até onde o amor pode ser egoísta? Até onde esse amor nos faz ver, entender e aceitar as decisões feitas pela pessoa amada? 

Será que estaríamos prontos para libertar esse pássaro que é o amor ou será que preferiríamos prendê-lo? 

sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro

Até a próxima resenha! 


<3

2 comentários:

  1. OlA! Tudo bem?
    Vin o seu blog no Instagram e quixen visita-lo.
    Esse livro parece interesante e tenho vontade de le-lo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos e boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu gostei muito do livro, se nossos gostos forem parecidos, tenho certeza que você o apreciará.
      Beijos e obrigada pela visita. ;)

      Excluir